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Glossário

Os recursos digitais conferem sempre grande dinamismo à apresentação de um trabalho, devido ao uso potencial da multimídia: som, imagem, movimento. Conheça a definição dos termos mais empregados nesta área. 

 

TERMO DEFINIÇÃO
Cenas Partes que compõem o roteiro. Sua divisão tem por objetivo auxiliar nas etapas da filmagem.
Composição de trilha sonora
Organização ou composição de peças musicais utilizadas em filme, apresentações, programas ou jogos eletrônicos, cursos online.

Curta ou curta-metragem Filme de duração inferior a trinta minutos, em geral.
Decupagem Planejamento da filmagem em cenas e planos. Inclui a previsão de como estes planos irão se encaixar por meio dos cortes.

Documentários Gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exposição da realidade.
Edição Corte e montagem das cenas do filmes (em meio analógico ou digital), para seu formato final.

Momento em que há a escolha das melhores cenas. Quando são inseridos os efeitos especiais, trilhas sonoras e legendas.

Filmagem Ato de registrar ações e falas definidas em roteiro, ou captadas livremente.

Filme Material utilizado como suporte para a impressão da sequência de imagens. Designa também os produtos audiovisuais realizados em película (suporte fotográfico ou eletrônico).
Longa ou longa-metragem Obra cinematográfica com duração superior a sessenta minutos.
Master Fonte principal a partir da qual todas as cópias são produzidas.

Masterização Pós-produção de áudio. Processo em que se prepara e transfere o áudio gravado de uma fonte contendo a mixagem final para o master. Os métodos envolvidos são: prensagem, duplicação e replicação.

Mixagem Definição dos elementos sonoros e como inseri-los no espaço da música (profundidade, contorno, panorama).

Processo de realização de um filme Processo que envolve: criação do roteiro, storyboards com desenhos das cenas para auxiliar na preparação do set, planejamento, equipe técnica, elenco, preparação do set, cenários, captação das imagens internas e externas, filmagem, trilha sonora, edição, pós-produção, promoção e distribuição, etc.

Produção cinematográfica Planejamento e organização do processo de realização de um filme. Envolve cálculos, estimativas, pedidos de autorização, negociação dos direitos autorais, captação de recursos e coordenação de equipe técnica. É necessário um roteiro do que será necessário no set de filmagem desde a alimentação até os equipamentos, recursos de iluminação.

Produtor cinematográfico Responsável pelos cálculos, estimativas, pedidos de autorização, negociação de direitos autorais, captação de recursos e coordenação de equipe técnica para a realização da filmagem.

Produtor musical Responsável por completar e preparar uma gravação master. Controla as sessões de gravação, treina e conduz os músicos e cantores. Realiza a supervisão do processo de mixagem.

Roteiro Documento narrativo, que orienta sobre o que será visto e/ou ouvido na filmagem. Descreve as ações e as falas, sem conter dados técnicos.

Roteiro técnico Indicação do posicionamento de câmeras, luzes, cortes, efeitos audiovisuais para a gravação do filme.

Vídeo / áudio release Depoimento ou entrevista do porta-voz da empresa ou do artista para servir de material de divulgação no mercado ou na mídia.

Vídeo clipes Filme curto e em suporte eletrônico para apresentações musicais ou vídeos publicitários.

Dicas

Composição

Preste atenção no que esta tocando. Você pode aprender muito apenas ouvindo com atenção as músicas que  você curte.

Se ligue nos arranjos, nos estilos, na forma de cantar, nos timbres dos instrumentos, tudo isso faz parte da "química" da música, e nada melhor do que aprender com o que é sucesso.

Tire os arranjos do seu instrumento. Muitos guitarristas famosos, por exemplo,  aprenderam a solar tocando os solos dos seus ídolos.

Como escolher o estúdio

Nem sempre o melhor estúdio é o mais caro. Você pode conseguir um resultado final muito superior se utilizar 6 horas em um estúdio mais barato do que 2 horas num estúdio mais caro.

O mais importante é que o estúdio possa te oferecer um bom microfone e um bom pré para a voz e uma boa acústica para a bateria.

Negocie um pacote de horas, crie um cronograma e tente seguí-lo à risca!

Uma boa referência de tempo de estúdio para uma gravação de cd de 10 faixas é:

De 12 a 18 horas para gravação de bateria (gasta-se boa parte deste tempo em microfonação e timbragem). Recomenda-se fazer um lockout para poder terminar todas as baterias em um único dia.

10 horas para gravação de percussões.

12 horas para gravação de guitarras e solos e violões

10 horas para teclados

6 horas para gravação do baixo

24 horas para gravação de voz e coros

De 15 a 30  horas de edições, afinação de voz etc

De 40 a 80  horas de mixagem

Outra opção para economizar no estúdio é o "estúdio ao vivo", grava-se a base com todos os instrumentos de uma única vez, ficando somente as vozes e solos para serem gravados posteriormente.

Gravação

Ensaie, ensaie, ensaie! 

É fundamental que você entre no estúdio sabendo exatamente o que vai tocar.

A grande maioria dos estúdios cobram por hora e cada minuto é precioso, e para não ficar tenso com isso, é muito importante você estar seguro do que está tocando.

Procure fazer ensaios acústicos, só com violões e percussões, por exemplo. Além de ser mais econômico,  pois pode ser feito em casa sem a necessidade de aluguel de um estúdio de ensaio, isso ajuda a ver se o seu arranjo esta soando bem. Muitas vezes o ensaio alto demais pode te confundir, mas no estúdio tudo vai ficar muito mais claro, e ai é que costumam aparecer os erros e atrasar a gravação.

Procure um produtor ou um amigo que já tenha alguma experiência no estúdio para ajudar na organização da gravação, isto fará você economizar bastante.

Mixagem

Procure um bom engenheiro de som, alguém que curta o seu tipo de som, e principalmente, o seu trabalho.

Leve referências de CDs que vocês gostem de ouvir e que tenham a ver com o seu estilo.

Reserve pelo menos 4 horas por música para a mixagem.

Fotos de divulgação

Digital, filme, profissional, amador, vale tudo na hora de mostrar a cara!

Procure fazer uma produção de roupa que tenha a ver com o seu estilo, procure um local para ser o seu cenário. Uma parede ou um portão na sua rua, uma muro grafitado, são apenas exemplos de fundos que normalmente dão certo.

Porém se for fazer fotos para impressão (cd, flyers, etc) a procura de um profissional é indicada, porque para a impressão destas imagens, são necessários fotos de alta definição e em formatos com pouca ou nenhuma compressão, o que requer um equipamento fotográfico mais profissional.

Divulgação

Monte um show para convidados, avise aos amigos, todas as bandas começam do mesmo jeito, mas a Internet é sem dúvida o melhor lugar para divulgar a sua banda.

Sites como myspace, fotolog ou orkut são os perfeitos, o importante é ser criativo para divulgar o seu trabalho.

Você pode também montar um blog e manter seus fãs e amigos informados de todas as atividades da banda.

Prensagem e Distribuição

Existem vários caminhos para prensar e distribuir o seu trabalho.

Gravadoras:

O tão sonhado contrato com uma grande gravadora, é o que toda a banda quer! Mas não se iluda, mesmo com um contrato em mãos não significa que o sucesso chegou. Não saia gastando por conta! Muitas bandas só conseguem atingir o sucesso depois do 3º CD !

Selos:

Existem basicamente 3 tipos de selos:

O Primeiro é um selo de uma grande gravadora, que funciona como uma subdivisão da mesma, mas normalmente voltada para um estilo específico.

O Segundo é o Selo distribuído por uma grande gravadora. É uma boa opção porque une a agilidade do trabalho de um Selo com a distribuição nacional de uma grande gravadora.

O Terceiro é o selo independente, que realiza ela mesma a sua própria distribuição.

Independente:

Existem estúdios que prensam um pequeno número de cópias para a distribuição e venda em shows ou entre os amigos.

Você pode montar também o seu próprio selo e encomendar a prensagem e distribuição através de grandes fábricas como a microservice e a videolar.

Vídeo Clipe

É uma boa opção de divulgação.

Existe uma gama de profissionais que estão prestando estes serviços a preços acessíveis, mas você pode fazer em casa com a ajuda dos amigos pois o que mais vale no clipe é a idéia. O vencedor do melhor clipe de 2006, pela a MTV americana, a banda OK GO , gastou somente US$500,00 e teve 3,853,236 visualizações em seu site oficial.

Sites como o Google vídeo, Myspace, Orkut e Youtube são excelentes espaços para postar o seu vídeo.

Editoras

Pronto, seu CD esta gravado, você já optou pela sua forma de distribuição, estão está na hora de você garantir os seus direitos!

Você deverá procurar uma editora para garantir que seus direitos autorais sejam pagos. Lá você irá registrar a letra e a melodia das suas músicas, bem como identificar seus autores e suas respectivas porcentagens.

As editoras são responsáveis pelo pagamento dos direitos autorais, relativo às vendas dos seus CDs e de sincronização em cinema e tv.

Entidades arrecadadoras

As entidades arrecadadoras, são sempre confundidas com as editoras, mas na verdade, estas entidades são responsáveis pelo recolhimento, junto ao ECAD, de seus direitos de execução pública.

Existem várias entidades como ABRAMUS  e a UBC que prestam este serviços.

Existe também profissionais que podem assessorá-lo a se inscrever em uma delas, bem como ajudar a editar suas músicas.

O fundamental é garantir que toda a documentação do seu disco esteja bem redondinha pra evitar aquelas dores de cabeça que só aparecem que o seu trabalho começa a aprecer também!!